Não
desista. Confie que Deus tem o melhor para você e seu cônjuge. E
lembre-se sempre da promessa:"...Crê
no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa." (Atos 16:31).
Segue um belo poema que eleva ambos, homem e mulher:
O Homem e a Mulher
Victor Hugo
O homem é a mais elevada das criaturas.
A mulher é o mais sublime dos ideais.
Deus fez para o homem um trono.
Para a mulher, um altar.
O trono exalta.
O altar santifica.
O homem é o cérebro; a mulher é o coração.
O cérebro fabrica a luz; o coração produz Amor.
A luz fecunda.
O Amor ressuscita.
O homem é forte pela razão.
A mulher é invencível pelas lágrimas.
A razão convence.
As lágrimas comovem.
O homem é capaz de todos os heroísmos.
A mulher, de todos os martírios.
O heroísmo enobrece.
O martírio sublima.
O homem tem a supremacia.
A mulher, a preferência.
A supremacia significa a força.
A preferência representa o direito.
O homem é um gênio; a mulher, um anjo.
O gênio é imensurável; o anjo, indefinível.
Contempla-se o infinito.
Admira-se o inefável.
A aspiração do homem é a suprema glória.
A aspiração da mulher é a virtude extrema.
A glória faz tudo grande.
A virtude faz tudo divino.
O homem é um código.
A mulher, um evangelho.
O código corrige.
O evangelho aperfeiçoa.
O homem pensa.
A mulher sonha.
Pensar é ter no crânio uma larva.
Sonhar é ter na fronte uma auréola.
O homem é um oceano.
A mulher um lago.
O oceano tem a pérola que adorna.
O lago, a poesia que deslumbra.
O homem é a águia que voa.
A mulher é o rouxinol que canta.
Voar é dominar o espaço.
Cantar é conquistar a alma.
O homem é um templo.
A mulher é o sacrário.
Ante o templo nos descobrimos.
Ante o sacrário nos ajoelhamos.
Enfim, o homem está colocado onde termina a terra.
E a mulher onde começa o céu.
Análise do Poema:
Ora, então, eu me pergunto: Se nós somos ambos, homens e mulheres, tão elevados e sublimes assim, porque é que nós estamos vivendo, cada vez mais, infelizes com nós mesmos e com o mundo ao nosso redor e, principalmente, insatisfeitos com aquilo que resulta dos nossos relacionamentos homem-mulher? Ou será que eu estou aqui tão somente enganando a mim mesmo, ou estou apenas falando alguma grande mentira a todos?
Apesar de ser um belo poema, o texto de Victor Hugo é, nada mais nada menos que mais um instrumento de desvio do ser humano da realidade do seu real tamanho: nós, seres humanos,somos, de fato, seres pequenos e frágeis. Em nada somos nós divinos ou sublimes, a não ser por algum traço residual, algum vestígio que haja restante, daquilo que já foi um dia, a glória de Deus em nós.
Se nós, homens e mulheres verdadeiros, quisermos ser felizes, em conjunção um com o outro, na verdade, não precisamos exaltar a nossa independência como seres inseridos no contexto do universo, mas, sim, humildemente, reconhecer a nossa total dependência de Deus. Esse é o único caminho para o relacionamento homem-mulher restaurar a sua alegria original, resgatar o seu real sentido, um sentido muito maior, do que aquele que está sendo efetivamente realizado, nas frustrações do nosso dia a dia de relacionamentos.
Apaixonarmo-nos uns pelos outros, isso não é nada pois, nós podemos com relativa facilidade nos apaixonar. De fato, nos apaixonamos muitas e muitas vezes em nossas vidas. Podemos mesmo começar com uma nova paixão a cada ano, ou a cada mês, ou a cada semana, ou mesmo a cada dia. Sim, apaixonar-se é muito fácil, sentir desejo sexual é parte da natureza a nós inerente. De modo que "as paixões" é algo trivial, tanto para se começar, quanto para se terminar com elas.
No entanto, é só por causa de um genuíno amor, de nossa parte, para com o próprio Deus, é que nós também seremos capazes de amar verdadeiramente alguém. Amar com um amor completo, movido por paixão também, sim, por desejo, mas que vá muito além, um amor que seja piedoso, um amor de frutos do espírito, coisa que a paixão, apenas, não seria capaz.
Para que nós, homens e mulheres, sejamos capazes de amar, um mesmo parceiro conjugal, para a vida toda, para sempre, se for o caso pois, isso é coisa que Deus requer de nós, só mesmo com a ajuda dEle pois, o casamento que Ele nos instruiu é coisa que apenas Ele mesmo pode nos ensinar como e prover as condições para se realizar em nós.
Segundo Jeová, ao entrarmos em uma união conjugal, nós e nossos parceiros nos tornamos "uma só carne." Veja isso em várias referências:
"Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne." Gênesis 2:24
"E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne." Marcos 10:8
"E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?" Mateus 19:5
"Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem." Mateus. 19:6
Até mesmo quando temos relações sexuais espúrias, estamos sujeitos a que a nossa conjunção carnal seja também plena e esteja, portanto, submetida a consideração da palavra do Senhor:
"Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne." 1 Coríntios 6:1
Mas estas relações espúrias não podem, de modo algum, nos satisfazer plenamente mas são, ao contrário, a causa do nosso atual estado de permanente infelicidade, pois não atingem em nós o sentimento de amor, não é fruto do espírito, mas apenas da carne:
"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, ... " Gálatas 5:19
O adultério, a prostituição, e até mesmo a lascívia (a luxúria, a libidinagem, a exacerbação da sensualidade), se equiparam a impureza, ou seja, as nossas relações sexuais espúrias e as nossas apresentações de provocação sexual, estão ambas, para nós seres humanos, no mesmo contexto circunstancial em que se encontra as situações de uso e abuso de drogas, que é a maior expressão de impureza na nossa atualidade. Essa relação pode ser ainda verifica em mais referências:
"Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo." 1 Coríntios 6:18
A prostituição e a fornicação, tao qual o abuso de drogas, são pecados que o ser humano comete contra o seu próprio corpo, além de, no caso do sexo, envolver ainda a agressão ao corpo de uma segunda pessoa. Deus ainda alerta-nos:
"A luxúria, e o vinho, e o mosto tiram o coração." Oseias 4:11, ou seja, quem prioriza a paixão e assume manter relações sexuais espúrias, acaba se esquecendo completamente como se ama, como se quer bem, como se ajuda o próximo, como se é amigo, sincero e leal e, por fim, acaba até mesmo perdendo o prazer pelo próprio sexo e passa a viver de um modo infeliz, piorando a cada dia e se sentindo como que no inferno, mesmo que estando na terra, terra que Deus nos deu para a nossa alegria.
Qual deve ser a posição do homem e da mulher que ama e teme ao Senhor com relação a essas coisas:
"Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;" Efésios 5:3
Todos tem o direito de permanecer solteiros, se assim o quiserem, todavia, que isso não signifique dar lugar nem a prostituição e nem a fornicação.
"Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido. O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência." 1 Coríntios 7:2-5
Mas existe algo de ainda piores consequências do que a prostituição: o adultério. A Bíblia nos alerta, no livro de provérbios:
"visto que por causa duma mulher prostituta [fica-se reduzido] a um pão redondo; mas, no que se refere à esposa de [outro] homem, ela caça até mesmo a alma preciosa." Ou seja, dar-se a prostituição traz a vida miséria material, sanado o mau, pode-se recuperar, mas dar-se ao adultério, causa mesmo a destruição espiritual maior, muitas vezes irreversível e chega até mesmo a condenar alguém a morte. Eu particularmente sei de casos reais que comprovam isso. E você ... vai pagar para descobrir por si mesmo?
Não apenas é Satanás que, pelos seus interesses maiores contra Deus e contra nós, nos provoca ao erro, como ele tem, entre nós, nesses tempos atuais, infelizmente, muito poder para fazê-lo. Não adianta tapar o sol com a peneira ou enterrar a cabeça na areia. O mal existe e está ai, a consumir os nossos dias.
Deus não nos mente e nos permite ter conhecimento sobre isso: O Poder Superior maligno é um ser, mesmo que espiritual, algo deveras real. Tal qual Deus existe e está presente em todo universo e multiversos, assim também, Satanás existe e este está, em especial, aqui mesmo na terra, e toda ela jaz em miséria material e espiritual, no seu poder.
Ele ronda as sociedades humanas avaliando o comportamento de homens e mulheres. Ele anda ansioso, pois o tempo dele é curto e rugindo feito fera, buscando a quem devorar. Será você mais um dos que já estão como que devorado, dentre tantos que, infelizmente, nós podemos observar vagando pela vida no mundo?
Fique atendo pois, Satanás nos desvia para o mau caminho através de um sistema educacional que nega que Deus criou o universo e que apóia as relações sexuais fora da aliança de um casamento legítimo. A filosofia humana é vã em muitos sentidos, mas principalmente para fazer do ser humano uma criatura realmente feliz.
Satanás desvia a humanidade para mau caminho através de muitas das produções de Hollywood e a da celebração de imundície moral e violência. Você consegue mesmo assistir a um filme e terminar ficando isento as influencias diabólicas que porventura possam estar inseridas nele? você sabe reconhecer os sinais de tais conteúdos? Você sabe se defender da manipulação psico-emocional- comportamental presentes na mídia, em geral? Consegue no dia a dia manter-se fiel a Deus?
O Poder Superior maligno desvia os homens e as mulheres para o mau caminho, principalmente, através de uma fé fingida no Filho de Deus, que não os leva à obediência de Sua palavra. Satanás tem seus próprios meios de enganar uma humanidade que, quase sempre, nada suspeita do que ocorre de fato. Seguem como que gado para o abatedouro. Mas cada pessoa tem a liberdade de prestar atenção a ele ou dar ouvidos à voz da sua consciência treinada nas coisas que Deus aprova, que diz o que é certo. Como está o treinamento da sua consciência?
É preciso estar cônscio das suas necessidades espirituais, para viver, também, de modo a estar satisfeito na carne!