terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Como Passar o Dia com Deus (por Richard Baxter)

( How to Spend the Day with God, por Richard Baxter)


Uma síntese do melhor da obra de um servo de Deus da dimensão de Richard Baxter não poderia ser resumir neste blog a apenas uma postagem (ver postagem anterior: "A Tolice de Tentar Agradar a Homens"), por isso estamos nós aqui, novamente, apresentando um pouco mais do seu trabalho que, em termos de publicações, atingiu a marca de cerca de 168 tratados, boa parte volumosos, conhecidos e apreciados como escritos calcados em elevado fundamentos bíblicos, escritos por este gigante puritano do século XVII e que apenas recentemente, passados mais de trezentos anos, começaram a ser traduzidos e publicados na língua portuguesa.

Se desejar apreciar uma boa bibliografia, focada na descrição da vida, no ministério, no caráter e na avaliação dos demais escritos de Richard Baxter, você pode encontrá-la, em língua portuguesa, neste site: Richard Baxter - Um gigante espiritual.... No entanto, informações bibliográficas ainda mais detalhadas podem ser encontradas no tópico Richard Baxter da Wikipédia em língua inglêsa.

O texto (estudo bíblico / pregação) de Baxter que apresentaremos agora também pode ser encontrado (creio que na versão original) no site Theology Network - Historical Theology - How to Spend the Day with God. Algo surpreendente neste e em todos os demais escritos de Baxter é a "atualidade da mensagem": assim como os textos inspirados da própria Bíblia, Baxter parece ter obtido êxito em escrever textos que, mesmo sendo já bastante antigos e escritos numa época em que havia uma forte influência literária do barroco inglês, parecem que foram escritos hoje e, para uma audiência de amanhã.

Como o próprio site Theology Network escreve, referindo se ao principal qualificativo de mérito daquilo que eles denominam "Teologia Histórica", Baxter está inserido em um seleto grupo de "Teólogos que simplesmente não irão morrer", significando que estes mantêm-se vivos por meio da atualidade de seus escritos.

Além do mais, apesar de o clérigo inglês, decano de Westminster, conhecido como Dean Stanley ter feito, no século XIX, referências a Baxter como sendo "o chefe dos protestantes intelectuais da Inglaterra", na realidade, os textos de Baxter são bastante fáceis e agradáveis de se ler e de se entender, pela maioria das pessoas comuns hoje em dia.

A importância do texto traduzido de Baxter que seguirá, reside no fado de que, viver uma vida santificada pode se tornar mais fácil quando nós desenvolvemos e aplicamos um método para isso. O que o autor apresenta são algumas instruções breves e simples, porém organizadas de maneira metódica, com cada coisa no seu momento e lugar, para se passar o dia em uma maneira santa. Pois bem, então vamos ao que mais interessa (ahh, só mais um detalhe: onde houver negrito ou parênteses, estes são meus, e são para mim mesmo):


Sono


Controle o tempo do seu sono apropriadamente, de modo que você não desperdice as preciosas horas da manhã preguiçosamente em sua cama. O tempo do seu sono deve ser determinado pela sua saúde e labor, e não pelo prazer da preguiça.

Primeiros Pensamentos


Dirijam a Deus os seus primeiros pensamentos ao acordar, elevem a Ele o coração com reverência e gratidão pelo descanso desfrutado durante a noite e confiem-se a Ele no dia que inicia.

Familiarizem-se tão consistentemente com isto, até que a consciência de vocês venha a acusá-los quando pensamentos ordinários queiram insurgir em primeiro lugar. Pensem na misericórdia de uma noite de descanso, mal acomodados, padecendo dores e enfermidades, cansados do corpo e da vida.

Pensem em quantas almas foram separadas dos seus corpos nesta noite, aterrorizadas por terem que se apresentar diante de Deus, e em quão rapidamente os dias e noites estão passando! Quão rapidamente a última noite e dia de vocês virão! Considerem no que está faltando no preparo da alma de vocês para tal momento e busquem isso sem demora.

Oração


Acostumem-se a orar sozinhos (ou com o cônjuge) antes da oração coletiva em família. Se possível, que isto seja feito antes de qualquer outra ocupação.

Culto Familiar


Realizem o culto familiar consistentemente e em uma hora em que é mais provável que a família não sofra interrupções.

Propósito Básico


Lembrem-se do propósito básico da vida de vocês, e quando estiverem se preparando para trabalhar ou realizar atividade neste mundo, que a inscrição santos para o Senhor esteja gravada no coração de vocês em tudo o que fizerem.

Não realizem nenhuma atividade que não possam considerar agradável a Deus, e que não possam verdadeiramente afirmar que Deus a aprova. Não façam nada neste mundo com nenhum outro propósito que não agradar a Deus, glorificá-lO e gozá-lO. O que quer que fizerdes, fazei tudo para a glória de Deus (1 Co.10:31).

Zêlo na Vocação


Realizem as tarefas concernentes à ocupação de vocês cuidadosa e diligentemente. Assim fazendo:

1. Vocês demonstrarão que não são preguiçosos e escravos da carne (como aqueles que não podem negar-lhe o comodismo); e estarão mortificando todas as paixões e desejos que são alimentados pelo comodismo e preguiça.

2. Vocês estarão mantendo fora da mente os pensamentos indignos que fervilham nas mentes de pessoas desocupadas.

3. Vocês não estarão desperdiçando tempo precioso, algo do que pessoas desocupadas se tornam diariamente culpadas.

4. Vocês estarão num caminho de obediência a Deus, enquanto que os preguiçosos estão em constante pecado de omissão.

5. Vocês poderão dispor de mais tempo para empregar em deveres santos se realizarem suas tarefas com diligência. Pessoas desocupadas não têm tempo para os deveres espirituais, porque desperdiçam tempo demorando-se em seus trabalhos.

6. Vocês poderão esperar bênçãos da parte de Deus e provisões confortáveis para vocês e para as suas famílias.

7. Isto também pode exercitar o corpo de vocês, o que poderá habilitá-los mais para o serviço da alma.

Tentações e coisas que Corrompem


Estejam perfeitamente familiarizados com as tentações e coisas que tendem a corromper você, e sejam vigilantes o dia todo contra isso. Vocês devem estar alertas especialmente para as tentações que têm se mostrado mais perigosas e cuja presença ou emprego sejam inevitáveis.

Estejam alertas contra os pecados mestres da incredulidade: a hipocrisia, a auto-suficiência, o orgulho, o agradar a carne e o prazer excessivo nas coisas terrenas. Tenham cuidado para não se deixarem atrair para uma mente mundana, e para os cuidados excessivos , ou desejos cobiçosos pela abastança, sob a pretensão de serem diligentes no trabalho de vocês.

Se tiverem que negociar com outras pessoas, tenham cuidado contra o egoísmo ou qualquer coisa que se assemelhe à injustiça ou falta de caridade. Ao lidar com as pessoas, estejam alertas para não usarem de palavras vãs e desocupadas.

Sejam vigilantes também com relação às pessoas que tentam vocês à ira (ou a qualquer tipo de pecado). Mantenham a modéstia e a clareza, no falar, que as leis da pureza requerem. Se tiverem que conviver com bajuladores, sejam vigilantes para não se deixarem inchar de orgulho.

Se tiverem de conviver com pessoas que desprezam ou injuriem vocês, resistam contra a impaciência e o orgulho vingativo.

No início estas coisas serão muito difíceis, enquanto o pecado for forte em vocês. Mas tão logo tiverem adquirido profunda compreensão do perigoso veneno de qualquer destes pecados, o coração de vocês irá pronta e facilmente evitá-los.

Meditação


Quando estiverem sozinhos nas ocupações de vocês, aprendam a remir o tempo em meditações práticas e benéficas. Meditem na infinita bondade e perfeições de Deus, em Cristo e na obra da redenção, nos céus e em quão indignos são de irem para lá e em como vocês merecem a miséria eterna do inferno.

Remindo o Tempo


Valorizem o tempo de vocês. Sejam mais cuidadosos em não desperdiçá-lo do que o são em não desperdiçar dinheiro. Não permitam que recreações inúteis, conversas vãs e companhias não proveitosas, ou o sono roubem o preciosos tempo de vocês.

Sejam mais cuidadosos em escapar das pessoas, ações ou situações da vida que tendem a roubar o tempo de vocês do que o seriam em escapar de ladrões ou salteadores.

Certifiquem-se não apenas de não estarem sendo desocupados, mas de estarem usado o tempo de vocês da maneira mais proveitosa possível. Não prefiram um caminho menos proveitosos à um outro de maior proveito.

Comer e Beber


Comam e bebam com moderação e gratidão, para serem saudáveis e não por prazer inútil. Jamais satisfaçam o apetite pela comida ou bebida quando isto tender a fazer mal à saúde de vocês.

Lembrem-se do pecado de Sodoma: “Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranqüilidade, teve ela e suas filhas...” (Ez.16:49).

O Apóstolo Paulo chorou quando mencionou aqueles: “cujo destino é a destruição, cujo deus é o ventre, e cuja glória está na infâmia; visto que só se preocupam com as coisas terrenas” (Fp.3:19). Estes são chamados de inimigos da cruz de Cristo (v.18). “Porque se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas se pelo Espírito mortificardes os feitos do corpo, certamente vivereis” (Rm.8:13).

Pecados Prevalecentes (queda ou recaída em pecado)


Se qualquer tentação prevalecer, e vocês vierem a cair em qualquer pecado adicional às deficiências habituais de vocês, lamentem imediatamente e confessem isto a Deus. Arrependam-se rapidamente, custe o que custar. Certamente custará mais ainda continuar no pecado e sem arrependimento.

Não façam pouco caso das falhas habituais de vocês, mas confessem-nas e esforcem-se diariamente contra elas, tendo cuidado para não agravá-las pela falta de arrependimento e pelo descaso.

Relacionamentos


Atentes diariamente para os deveres especiais relativos aos vários relacionamentos de vocês, seja na condição de maridos, esposas, filhos, patrões, empregados, pastores cidadãos ou autoridades.

Lembrem-se que cada relação tem seus deveres especiais e seus proveitos da realização de algum bem. Deus requer de vocês fidelidade nestes relacionamentos, bem como em quaisquer outros deveres.

Ao Final do Dia


Antes de dormir, é sábio e necessário relembrar as nossas atitudes e misericórdias recebidas durante o dia que termina, de maneira que sejam agradecidos por todas as misericórdias recebidas e humilhados por todos os pecados cometidos.

Isto é necessário a fim de que vocês possam renovar o arrependimento bem como ser mais resolutos na obediência, e a fim de que examinem a si mesmos, para ver se a alma de vocês progrediu ou piorou, para ver se o pecado foi diminuído e a graça aumentada; e para avaliar se vocês estão mais preparados para o sofrimento, para a morte e para a eternidade.

Conclusão


Que estas instruções sejam gravadas na mente de vocês e se tornem prática diária nas suas vidas.

Se vocês observarem sinceramente estas instruções, elas conduzirão vocês à santidade, à frutificação, à tranqüilidade na vida, e ainda acrescentarão a vocês uma morte confortável e em paz.

Versão Adaptada (nenhuma única palavra escrita por Baxter foi removida mas, eu acrescentei a elas  outras tantas que acreditei conveniente, a luz e a base das Escrituras):


Sono:


Controle o tempo do seu sono apropriadamente, de modo que você não desperdice as preciosas horas da manhã preguiçosamente em sua cama. O tempo do seu sono deve ser determinado pela sua saúde e labor, e não pelo prazer da preguiça.

Cumprir isso parece fácil, mas não é. Quando estamos comprometidos com terceiras pessoas em assuntos de produção secular formal (patrões, empregados, clientes, alunos, etc), nós nos condicionamos mais facilmente a isso.

Porém, se estamos desempregados, em férias, se somos apenas estudantes ou tentando trabalhar por conta própria, isso pode ser bem difícil e exigirá disciplina e boa vontade mas, principalmente decisão: acreditar que isso seja bom e necessário.

Algo que pode ajudar o cristão a decidir-se por fazer assim, é vir a conhecer a opinião de Deus sobre o assunto, buscando-a na Bíblia, onde Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça. Vejamos apenas uns poucos versículos:

Vamos, preguiçoso, olhe a formiga, observe os hábitos dela, e aprenda. ... Até quando você vai ficar dormindo, preguiçoso? Quando é que vai se levantar da cama? Dormindo um pouco, cochilando outro pouco e mais um pouco ainda, cruzando os braços e descansando, sobre você cairá a pobreza do vagabundo e a indigência do mendigo. Pv 6:6, 9-11

Primeiros Pensamentos:


Dirijam a Deus os seus primeiros pensamentos ao acordar, elevem a Ele o coração com reverência e gratidão pelo descanso desfrutado durante a noite e confiem-se a Ele no dia que inicia.


Procure se lembrar do salmo que diz: "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Salmos" 30:5. É pela manhã, bem cedo, que costuma ocorre as mais maravilhosas transformações da parte e Deus. Então volte-se em pensamento e em olhar para Ele primeiro, para alegrar todo restante do seu dia.

Familiarizem-se tão consistentemente com isto, até que a consciência de vocês venha a acusá-los quando pensamentos ordinários queiram insurgir em primeiro lugar. Pensem na misericórdia de uma noite de descanso, mal acomodados, padecendo dores e enfermidades, cansados do corpo e da vida.

Pensem em quantas almas foram separadas dos seus corpos nesta noite, aterrorizadas por terem que se apresentar diante de Deus, e em quão rapidamente os dias e noites estão passando! Quão rapidamente a última noite e dia de vocês virão! Considerem no que está faltando no preparo da alma de vocês para tal momento e busquem isso sem demora.

Quem não se volta em pensamento logo pela manhãzinha para Deus, provavelmente se esquecerá de olhar para as coisas do alto pelo resto do dia e, pode perder ainda, a chance de observar sinais e passar o dia todo sem saber de coisas importantes da parte de Deus. Sabemos que caminhamos em tempo de tribulação e fomos alertados de que esse é um tempo muito rico em sinais da parte de Deus.

Faça como o previdente Abrão que, sabedor que coisa grande estava para acontecer, pois Deus não pode mentir quanto a isso, levantou-se e foi na intenção de buscar olhar pelo sinal, logo de manhãzinha:


"E Abraão levantou-se aquela mesma manhã, de madrugada, e foi para aquele lugar onde estivera diante da face do Senhor; E olhou para Sodoma e Gomorra e para toda a terra da campina; e viu, que a fumaça da terra subia, como a de uma fornalha."

Oração


Acostumem-se a orar sozinhos (ou com o cônjuge) antes da oração coletiva em família. Se possível, que isto seja feito antes de qualquer outra ocupação.

Se você tem uma congregação para frequentar reuniões, ore ali ao chegar, sozinho, antes de participar em orações coletivas. As orações coletivas são boas, mas a soma das orações individuais é ainda melhor.

Numa oração individual, Deus interpreta a mensagem por aquilo que o seu coração está querendo dizer e, não pelo sentido literal das palavras que saem da sua boca ou pensamento.

Portanto, para Deus não importa se você é ou não um bom orador, basta agradecer sincero e desejar o bem intensamente. Todavia, quando orar em voz alta, pessoas podem também estar atentas e, não se esqueça que as pessoas não têm esse mesmo dom.

Cuida para não escandalizar o teu irmão, fazendo-o tropeçar.

em construção ...



Licença Creative Commons
Este trabalho de André Luis Lenz, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
 
Licença Creative Commons
Este trabalho de André Luis Lenz, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.