Mostrando postagens com marcador ressurreição. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ressurreição. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O Evangelho do Reino e da Graça de Deus


O próprio Senhor Jesus nos alertou com clareza: "E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim." (Mateus 24:14). Este alerta foi dado em meio a resposta dada por Jesus à indagação feita pelos seus discípulos: "Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos?"

Obviamente que nós entendemos que o objetivo principal da pregação do evangelho do Reino é o de glorificar a Deus, por conduzir, individualmente, as almas dos seres humanos para este novo Reino vindouro, o qual sabemos que o próprio Senhor Jesus, a quem foi "dado todo o poder no céu e na terra" (Mateus 28.18-b), estabelecerá sobre nós, julgando e governando em paz verdadeira, quando de seu glorioso retorno a nós. Poder entrar como participante deste Reino consiste a nossa salvação.

A volta de Jesus será um evento muito claro e evidente para todos os seres da Terra que estiverem vivos na ocasião: "Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem." (Mateus 24:27). E Ele vem para estabelecer o Reino e também para reinar, de modo que a pregação do evangelho do Reino não objetiva converter, muito menos remediar, os sistemas de governos das nações humanas atualmente existentes.

Não existe conserto para tais sistemas e, evidentemente, não há futuro algum para nações e governos humanos, dentro do vindouro Reino de Deus. "Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória." (Mateus 24:30).

Entretanto, antes que chegue esse dia, o anúncio antecipado em (Mateus 24:14) de modo algum deixará de ser cumprido. Isso significa que, de alguma maneira, existirá uma real oportunidade para que todas as almas humanas recebam individualmente a mensagem do evangelho de Cristo, que consiste, indissociável e indistintamente, tanto no Reino quanto na Graça de Deus, porquanto Jesus orientou-nos sobre tal:

"Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." (João 14:6). Nisso consiste o desenvolvimento da Graça: "E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa." (Atos 16:31).

"Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia." (João 6:44). Nisso consiste o desenvolvimento do Reino: "Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre." (Salmos 37:29).

Assim como Jesus disse: "Eu e o Pai somos um". (João 10:30), não há como separar o Reino da Graça ou a Graça do Reino. "Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus." (Hebreus 12:2). Jesus é, em si, a Graça do Deus Pai para conosco e, pela vontade do Pai, a Graça reinará sobre a Terra, a fim de que a Terra possa encher-se da Glória de Deus.

Assim, os que creem, creem no poder que há no sangue de Jesus, que comprou com alto preço, súditos para o Reino do Deus Pai, homens de todas as tribos, povos, línguas e nações e, os que são justos para possuir a Terra para sempre, se justificam pela fé neste mesmo sangue, derramado em sacrifício resgatador, e nisso, ambos encontram salvação, pois, tais coisas são indissociáveis e "o testemunho de Jesus é o espírito de profecia" (Apocalipse 19:10), único, suficiente e perfeito.

A mim parece óbvio e natural que aquele que tem fé se torne operário em função daquela fé. Todo aquele que atinge a compreensão do plano salvador de Deus acaba, consequentemente, se empregando a boas obras, de modo que estas são os frutos apenas, ou seja, tão somente a consequência, da qual o justo, por mais que se sinta maravilhado, não deve se orgulhar, pois isso se torna em vã glória.

"Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15:5).

O plano salvador do nosso Deus e o Seu Reino são, de fato, coisas que em tudo se assemelham. Ambos são como um tesouro escondido num campo que um homem, bom e diligente buscador, acaba por encontrar e se enche de alegria por aquilo. Se tal homem for mesmo inteligente, então ele não medirá esforços para adquirir para si aquele campo, a fim de poder se tornar o legítimo proprietário daquele tesouro. Buscar pelo tesouro já foi, em si, uma boa obra, encontra-lo foi uma graça mas, adquiri-lo se estende ao ponto de ser uma obra excelente.

Além do mais, mesmo a experiência histórica nos mostra, que aqueles que procuram por tesouros, não os encontram com facilidades idênticas. Alguns, por não procurarem corretamente, nem mesmo chegarão a encontram. Já, outros, os encontram com uma facilidade admirável. Nisso consiste a graça. Qualquer homem pode tentar meios de racionalizar o Evangelho de Cristo para a sua melhor compreensão mas, saiba que diante de Deus, graça e obras são indissociáveis.

Tudo o que provém de Deus e nos alcança é pura Graça. "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;" (Efésios 2:8-9). Mas a graça não alcançara aquele homem que não opera no sentido de se por em posição de receber. Ninguém encontrará tesouro algum, se permanecer deitado em sua cama. Nem poderá comprar o campo onde ele se encontra escondido, se não trabalhar para isso. Regras simples e inexoráveis, emanadas do próprio Deus criador, desde que o "nada além dEle" deixou de existir.

Lembrando, ainda, a nossa deplorável condição atual, resultado da nossa rebeldia contra Deus, havemos que se considerar que, por mais que nós cristãos sejamos possuidores de boas porções do Espírito Santo de Deus, enquanto vivemos na Terra, não conseguiremos antecipar em um único dia o evento do estabelecimento do Reino vindouro, sem que Jesus haja, efetivamente, retornado até nós, daquela forma como Ele próprio anunciou. Só então os eventos revelados poderão se suceder.

Nossa boa vontade pode até ser inspirada, no entanto, ela continuará sendo humana e imperfeita. Podemos até nos esforçar e ajudar a formar excelentes congregações de servos fieis mas, de modo algum, isso seria suficiente, por si só, para estabelecer o anunciado Reino de Deus na Terra. Até o presente momento, muitos de boa vontade tem intentado obter exito em antecipar o Reino trilhando por caminhos assim mas, todos que o tem feito, se tem frustrado grandemente. Não haverá Reino de Deus na Terra sem a necessária volta de Jesus, nem mesmo teocracia alguma é possível, antes disso, caso contrário, não precisaríamos mais de Salvador nenhum.

Antes de praticarmos tais tolices, ou acariciar nossos egos com tais pensamentos tresloucados, cabe-nos orar a Deus pedindo que Jesus volte logo. Porém, antes de orarmos, convém verificarmos se apoiamos, de alguma forma, as obras de pregação do evangelho de Cristo (com Reino e Graça). Se concluímos, acertadamente, que tal obra de pregação é extensa e complexa, que oremos, então, a Deus, em nome de Jesus, pedindo a providência por mais pregadores pois, os nossos pesares atuais não cessarão e, tão pouco em reino algum nós entraremos, enquanto este evangelho do Reino não for pregado em todo o mundo, como testemunho a todas as nações.

Não foi por nada que Isaías exclamou: "Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!" (Isaías 52:7). Portanto, considere toda boa oportunidade de levar a boa nova por completo. Não menospreze nenhum meio de comunicação:  Não há um meio melhor do que outro para que se cumpra Mateus 24:14 e nenhum ministério de evangelização pode ser completo, mas é a Palavra da Verdade que o é.

Me parece razoável acreditar que toda obra que resulte na brevidade da volta de Jesus, boa obra é pois, o mesmo Senhor Jesus nos explicou: "E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias." (Mateus 24:22). E nisso há Graça pois: "Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. (Mateus 24:36) A decisão é de Jeová mas, como diante dEle a graça e as obras andam juntas, nossas ações influenciam, sim, a sua soberana decisão, podendo causar o adiantamento (ou o atraso) desse evento tão esperado.

Além do mais, "porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida;" (João 5:28-29), aqueles que têm pressa em ir logo ao céu e desfrutar de um lar celestial com Jesus, por toda eternidade, próximo a nascente do "rio puro da água da vida, claro como cristal" (Apocalipse 22:1), hão que ter ainda uma porção a mais de paciência e, na verdade, ainda mais de perseverança e de fé, pois a jornada é longa.

Nós não seremos apresentados face a face com Pai enquanto o Rei Jesus não estiver certo de ter formado de nós um único e conciso rebanho, não apenas provado e remido mas, por fim, mais uma vez provado e aprovado. É para esse fim que Ele reinará sobre nós. O Filho Jesus em tudo o que fará, entregará seu Reino ao Pai, e com isso também o rebanho, uma vez que o mesmo estará perfeitamente arrematado: quando Satanás não estiver apenas retido mas, for deveras inexistente, assim como a morte, também não mais existir.

Então, Deus será tudo em todos e em todas as coisas e a corrupção de qualquer espécie se tornará impossível.

Que a paz de Jeová Deus, que excede a todo o entendimento, guarde os nossos corações e os nossos pensamentos em Cristo Jesus, amém.

domingo, 8 de abril de 2012

O Dia da Ressurreição!


Como pode um pequeno e finito mortal como eu, descrever o poder de Deus, daquele que é nosso Criador e de tudo mais além que existe, ou descrever tudo que Ele é capaz de realizar? Naturalmente isto é impossível, pois Deus é tão poderoso e grande, que tudo que Ele é está muito além da capacidade da nossa pequena mente. Isso é imensurável.

Deus, porém, para a nossa alegria e benefício, revelou-se a Si mesmo através da Sua Palavra, a Bíblia, de maneira adequada e suficiente às necessidades de nosso entendimento, para nos dar uma ideia do seu inesgotável poder de realizar qualquer coisa que aos olhos humanos pareça impossível. Ele criou o mundo e o tem sustentado. De acordo com a sua vontade e justiça, tem suprido as necessidades de toda a sua criação, incluindo ai, as da terra e as da humanidade, a despeito das forças destruidoras contrárias.

"Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito." Mateus 28:6

A ressurreição de Cristo é de vital importância para nós, por vários motivos. Primeiro, nos dá um testemunho do imenso poder de Deus. Acreditar na ressurreição é acreditar em na soberania desse poder. Se Deus realmente existe, e se Ele criou o universo e tem absoluto poder sobre o mesmo, então Ele tem poder de ressuscitar os mortos. Se Ele não tem tal poder, então Ele não seria um Deus digno de nossa fé e louvor. Apenas Aquele que criou a vida pode ressuscitá-la a partir da morte; só Ele pôde remover o aguilhão que foi a morte e a vitória que pertencia ao túmulo. Ao ressuscitar Cristo dos mortos, Deus nos faz lembrar de Sua absoluta soberania sobre a vida.

O Cristianismo possui um fundador, que ao mesmo tempo é também o autor e consumador da própria fé dos cristão, seus seguidores. O messias, o qual Deus, pelo seu poder, tornou humano, um homem que manteve todo o propósito do próprio Deus e com isso transcendeu a morte e, com isso resgatou plenamente a digna soberania de seu Pai. Era dele que Deus falava, dando disse:

"Sê sábio, filho meu, e alegra o meu coração, para que tenha alguma coisa que responder àquele que me desprezar." Provérbios 27:1

Muitas religiões foram fundadas por homens e profetas cujo fim foi o túmulo, mas a ressurreição de Jesus é um testemunho da ressurreição de nós, seres humanos, que é também uma outra doutrina básica da fé Cristã. Ele promete que os Seus seguidores farão o mesmo:

"Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação." João 5:28,29

Como Cristãos, podemos nos confortar com o fato de que Deus Se tornou homem, morreu pelos nossos pecados, foi morto e ressuscitou no terceiro dia. O túmulo não podia segurá-lO. Ele vive hoje e se senta à direita do Pai no Céu. A igreja viva tem um Cabeça vivo!

E qual passou a ser o poder de Jesus Cristo, após ter sido ressuscitado? Ele mesmo nos revela e garante: "É-me dado todo o poder no céu e na terra." Mateus 28:18 . "Todo poder no céu e na terra", certamente, não abrange todo poder de Deus, que é imensurável, e portanto indefinível em termos da razão e da compreensão humana. Mas o que importa é que, sobre nós, seres humanos, que vivemos, obviamente na terra, Jesus tem absolutamente todo o poder.

Quando nós humanos obedientes a Cristo oramos "venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu." Lucas 11:2, conforme o próprio Senhor Jesus nos recomendou fazer, nós estamos apoiando a soberania dada a Jesus, sobre nós e afastamos o poder cobiçoso do mau sobre as nossas vidas.

Isso é justo, pois nós fomos por Ele comprados, por seu sacrifício de amor, passamos a estar sujeitos a Ele. De fato, independente da questão de nós aceitarmos ou não tal sujeição, nós somos, simplesmente todos, propriedade dEle agora, e e Ele, a cada dia, nos busca e nos esquadrinha, coração por coração:

"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." Apocalipse 3:20

"Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;" Mateus 25:3

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Buscai ao Senhor Enquanto se Pode Achar, Invocai-o Enquanto Está Perto. (Isaías 55:6)


Convertam-se ao Senhor! ( Joel 2: ) - O que?

12 Todavia ainda agora diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal.

Não se preocupem (Mateus 6: ) - Como?

25 Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?
27 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
28 E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;
29 contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.
30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?
32 (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.
33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
    34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de
         amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Convite à salvação de graça ( Isaías 55: ) - Por que?

6 Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar.

A ressurreição ( Lucas 24: ) - Por quem?

3 Entrando, porém, não acharam o corpo do Senhor Jesus.
4 E, estando elas perplexas a esse respeito, eis que lhes apareceram dois varões em vestes resplandecentes;
5 e ficando elas atemorizadas e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais entre os mortos aquele que vive?
6 Ele não está aqui, mas ressurgiu. Lembrai-vos de como vos falou, estando ainda na Galiléia.
7 dizendo: Importa que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressurja.
    8 Lembraram-se, então, das suas palavras;

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A SÍNTESE DA (MINHA) FÉ

Eu sou um cristão que nunca teve medo ou receio, de modo algum, quanto as ciências naturais ou exatas. Muito pelo contrário, eu as estudo, com prazer, e as admiro, com denodo, considerando-as como um legítimo presente divino para a humanidade.

Eu acredito que o poder da ação sobrenatural do meu Deus, aquilo que costumamos denominar milagre, continua ativo nos dias de hoje, assim como ele esteve ativo no passado bíblico e continuará ativo por tempo indefinido, como força causadora de movimentos, sejam estes considerados pequenos ou grandes, na minha vida.

Deus movimenta a minha vida de várias maneiras, compreensíveis e incompreensíveis por mim. Alguns desses moveres são de fácil aceitação, outros nem tanto. Eu continuo aprendendo sobre a vontade soberana dEle e, "pelo andar da carruagem", creio que eu seja mesmo, um eterno aprendiz da verdade.

Não é raro ocorrer de eu mudar de opinião sobre fatos ocorridos em minha própria vida, e passar a considerar acontecimento que me pareceram, a princípio, ruins, como bons, enfim, sob uma nova perspectivas, uma nova ótica apendida, e vice versa.

Eu vivo só por hoje! Continuo, a cada dia, vivendo uma vida limitada, e vivo tão somente pela Sua graça e pela Sua misericórdia, que são infinitas e duram para sempre.

Esse é o verdadeiro poder do amor!

Ele é o principio e o fim da minha existência, o Alfa e o Ômega: coisa fácil de falar mas difícil de entender, porque vivermos numa dimensão física, onde, tanto zero quanto o infinito, absolutos, inexistem, e portanto nos parecem absurdos.

Todavia, eu não sou nada diante de tanto poder, pois o Senhor, de mim, não depende em absolutamente nada. A matemática ajuda a comprovar esse fenômeno pela expressão: ∞ - 1 = ∞ , onde o ∞ (infinito) é o Deus e o 1 sou eu. Mesmo sendo um, eu sou insignificante diante de Deus.

Todavia, debaixo da Sua graça e do Seu amor eu tudo posso, eu tudo creio, eu tudo suporto, pois um com Deus é maioria: 1+ ∞ = ∞ Me unindo a Deus de modo integral, eu me torno invencível.

Eu vejo como um paradoxo alguém crer no infinito do universo, o qual, por ser físico, um dia, poderá vir ser observado e medido, e não acreditar no infinito de Deus, que jamais poderá ser observado para medição. Pois eu posso te garantir, com zero absoluto de medo ou de vergonha: O universo é, sempre foi e será finito, diante de Deus.

Ao contrário do que muitos acreditam, eu não devo esperar o meu corpo morrer e eu deixar o mundo físico para me unir a Deus de modo integral, até por que, se eu morrer em meu estado de imperfeição, minha alma falece e eu nada mais poderei fazer, pois é assim a morte, condição sob a qual eu estou submetido.

Nós nos encontramos, gostemos ou não, inseridos no mundo espiritual, já, agora, mesmo sendo nós, ainda carnais.

Portanto, para o meu próprio bem e segurança, eu devo me unir integralmente a Deus já, operar o 1+ ∞ = ∞ e me tornar invencível (mais que um vencedor), agora mesmo.

É isso o que o Senhor requer como prova de que eu mesmo, como individuo, entrei e permaneço em "recuperação" da rebeldia insana e inata de toda a raça humana, a qual eu e você pertencemos.

De todos os milagres de Deus, eu creio, que o maior deles, foi o dele ter preparado o Senhor Jesus, não tão somente para morrer (a história humana é cheia de mártires), mas especialmente para, após morrer, ressuscitar e viver para sempre, tendo recebido das mão do Pai Todo Poder.

Ao contrário do que muitos acreditam, não foi, de modo direto, "para nos salvar" que o Senhor Jesus morreu, mas, sim, para, após morrer, em forma natural humana, e em perfeição de união integral com Deus, ressuscitar e receber todo poder.

O que pode nos salvar, de fato, é CRERMOS nisso. A salvação é uma questão de FÉ. Não conseguir atingir isso é continuar na rebeldia insana que assola a humanidade, é não obedecer ao requisito mais básico de Deus para conosco.

Nós, particularmente, não somos culpados por termos nascido sob condição a rebeldia e sob o jugo da morte, mas somos responsáveis, cada qual por si próprio, por permanecer nesse estado.
Isso ai é uma coisa da verdadeira dimensão espiritual, aquela que de fato vive e reina em todo o universo. Isso é só para quem crê! Glórias a Deus, aleluia!
Licença Creative Commons
Este trabalho de André Luis Lenz, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
 
Licença Creative Commons
Este trabalho de André Luis Lenz, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.